quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia da Apicultura - Vanessa Torres - 03/10/12

Este é o Dia da Apicultura visto e experienciado por Vanessa Torres, nº 18 da turma TRFA 2º


No dia 03 de Outubro de 2012, nós (alunos da turma TRFA do 2ºAno) realizamos uma atividade na escola intitulado o dia de apicultura.
 
Em primeiro lugar, começamos com a preparação do dia onde o professor de TIC e responsável pelo núcleo de apicultura nos explicou como é que nós iriamos efetuar a cresta, explicou-nos quais os materiais necessários. De seguida um grupo de alunos dirigiu-se para o apiário onde retiraram os quadros das colmeias. 

 
Os materiais necessários para levar ao apiário foram os seguintes: fumigador, saca quadros, espátula, escova e uma alça vazia para ir pondo os quadros da primeira colmeia a crestar. Depois de terminarem a cresta, levaram tudo para a casa apícola, onde iríamos fazer a extração do mel.
 
Logo após o almoço, pelas 14h10m, dirigimos-nos todos para a casa apícola, onde fomos fazer a extração do mel. Chegando à casa apícola, utilizamos os seguintes materiais para fazer a extração:  facas, extractor manual (centrifugador) e panelas para colocar o mel.
 
Depois de ter todos os materiais necessários para iniciar a extração do mel, retiramos os opérculos dos quadros (película de cera que sela o mel no interior dos favos). Depois de retirados os opérculos, o mel estava pronto a ser retirado dos favos com o auxílio do extrator. O mel saía dos favos por centrifugação. Depois de dar à manivela o mel começava a escorrer para a panela. 

 
Logo que as panelas estiveram cheias, o mel foi despejado para dentro da máquina onde irá ficar durante mais ou menos 10 dias. E assim finalizou o dia...

 
Para mim, foi mais um dia a recordar, face aquilo que foi a grande experiência da minha primeira cresta.

Vanessa

Sem comentários:

Enviar um comentário