quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia da Apicultura - Harton Sacramento - 03/10/12

Este é o dia visto pelo aluno Harton Carlos Sacramento da turma TRFA do 2º ano:


No passado dia 3 de outubro de 2012 a turma do TRFA 2º ano juntamente com o professor Cristóvão Oliveira fizemos uma extração de Mel.
Tinha  como objetivo não  só  a  extração desse  liquido precioso  como  também para nós, os  alunos, termos  uma  noção de  perto como  funciona o mundo das abelhas e saber como se extrai o referido liquido.
Primeiramente tivemos uma palestra para conhecer os  materiais e as suas finalidades para podermos lidar no habitat das  abelhas.
Em seguida mão a obra...

Apos a retirada das colmeias deixamos as  coisas dentro da  casa apícola.
Logo apos o almoço voltamos ao trabalho; é preciso tirar o mel dos quadros. 
Começa-se por desopercular (destapar) os alvéolos para que o mel escorra do favo,uma tarefa que foi  iniciada pelo professor e executada juntamente com os alunos.
De seguida os quadros são colocados no extractor, que pelo simples movimento de centrifugação, extrai o mel do interior dos favos, passando pelo processo de decantação para separar/limpar a cera, abelhas e outros elementos estranhos ao mel, que depois são armazenado para ser  todos reciclados.
Por último, uma ou duas semanas depois começa-se o embalamento do mel, para as embalagens de acordo com a preferência do consumidor.
Foi uma ótima experiencia para  mim, 
poder conhecer de  perto todas as etapas de  como se extrai o  mel  e  
conhecer umas  das  grandes  potencialidades que a  floresta nos  oferece.

Harton

2 comentários:

  1. todos os relatorios contam muito bem o dia da Cresta, foi algo que é para ficar para a Historia como a 1º Cresta da escola profissional agricola quinta da lageosa

    ResponderEliminar
  2. Sim João Luis concordo contigo plenamente, não só vai ficar para historia da escola como também das nossas vidas,
    Obrigado Professor Cristóvão

    ResponderEliminar