quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia da Apicultura - Andreia Ramos - 03/10/12

Este é o dia visto pela aluna Andreia Ramos da turma TRFA 2º ano:

Iniciamos o dia 3 de Outubro de 2012 pelas 9h da manhã no núcleo de apicultura da escola profissional agrícola quinta da Lageosa, com a distribuição das várias tarefas do dia da Cresta.

Começamos pela distribuição das fardas de trabalho (fato de apicultor), pelas 10h fomos até ao apiário onde nos equipamos longe das colmeias para não corrermos o risco de ser picados.

Preparamos o fumo para inserir nas colmeias para que as abelhas baixassem para o ninho, começamos logo de seguida a retirar os quadros da colmeia, encontramos vários quadros sem mel, e duas das 4 colmeias tinham criação na caixa de cima, caixa essa que seria a de produção de mel, mas superamos a tarefa com bastante sucesso. 

De tarde dirigimos-nos ao núcleo de apicultura para começar a extração do mel, pusemos os quadros apoiados num recipiente na qual nós começamos a desoperculaçao dos vários quadros. O recipiente onde foi depositada a cera, tinha uma tampa perfurada pela qual escorreu o mel para o recipiente.

Colocamos os quadros na centrifugadora do mel; foi uma tarefa que nos manteve ocupados durante toda a tarde, tivemos também a visita de duas outras turmas ao núcleo apícola para verem o nosso trabalho.

Depois de todos os quadros limpos e centrifugados depositamos o mel na centrifugadora na qual o mel fica a decantar cerca de uma semana, para que as impurezas fiquem no cimo.

Depois o mel será enfrascado e essas mesmas impurezas ficarão no fundo da centrifugadora.

No fundo para a maioria dos alunos foi uma tarefa gratificante e muito enriquecedora para formação profissional.

ANDREIA RAMOS 

5 comentários:

  1. grande dia de trabalho... um dia que muitos irão recordar mais tarde devido a experiência única !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo plenamente...este dia será mesmo recordado, porque foi uma grande experiência que tivemos...

      Eliminar
  2. tenciono melhor o meu relatorio , ou seja enrriquecelo com imagens do dia da cresta !!! mas sem duvida foi um dia muito bom!!!

    ResponderEliminar
  3. o relatorio esta perfeito , ele diz tudo o que se passou e demonstra na perfeição o dia da Cresta

    ResponderEliminar